quinta-feira, 23 de julho de 2009

Coluna Semanal: Listinhas Marcianas

Listinhas Marcianas


por Marci Kühn

Desde que vi alta fidelidade fiquei absolutamente viciada em listas. Listas de músicas, de músicos, de atores, de filmes, diretores, livros, contos, livros de contos, enfim, tudo quanto é lista eu faço. Tornou-se uma obsessão e depois um hábito, hoje vejo como um velho amigo que me acompanha, me preenche e diverte. Eu e meus amigos freqüentemente fazemos listas, ficamos horas discutindo, criticando as listas do outros ou concordando com o “au concour”. Pensei, por que não instruir e dividir com os outros minhas elucubrações e experiências artísticas? Não que seja muitas, mas têm seu valor.
Então, senhoras e senhores apresento-vos a minha coluna semanal que chamo carinhosamente de “Listinhas Marcianas”. Essa semana começo com “Os 5 livros de aventura que eu gostaria de participar”. Ah! Um detalhe sobre minhas listas é que não faço por ordem de melhor para pior. Não gosto de avaliar importância entre tantos livros bons. Dito isso... aí vai.
Começo com o inigualável Dom Quixote de La Mancha, um homem que fica tão enfeitiçado pelas aventuras, valores morais e romances que lê nos livros antigos e que decide então fazer sua própria aventura. Lógico que ele também é um louco, quem sabe, e totalmente anacrônico, esperando do mundo uma coisa que ele não pode oferecer. Existe muito nesse livro que levaria tempos para se analisar e compreender, mas que as aventuras são deliciosas e engraçadíssimas, isso são. E por isso é um livro muito bom de ler.
Depois elegi o Serafim Ponte grande, do Oswald de Andrade, “o carro plecpleca na rua”, como segundo da lista, é um livro simplesmente genial. Só o fato do Serafim passar por todos os ramos literário, de poesia até teatro, incluindo diário, epistolas, prosa e etc., já é uma aventura por si só, mas esse rapaz além disso bota pra quebrar, seja em terra ou em navio!
Em terceiro lugar vem um livro pouco citado, mas de extrema importância do Rabelais, Gargantua e Pantagruel, que na verdade são cinco livros que se completam em uma história. O primeiro é sobre o Gargantua ( Que garganta a tua!) e os outros quatro são sobre o Pantagruel, seu filho. Esses dois são gigantes comilões, são também Reis e bem instruídos e andam por aí salvando o dia com a cultura dos livros. Pantagruel se safa de umas boas de formas riquíssimas. Dá vontade até de ver de perto!
Quarto lugar na lista coloco o inesquecível As aventuras de Huckberry Finn do gênio Mark Twain, que por sinal, acho que nunca li um só livro ruim deste homem, ele tinha ótimosinsights”. Huck que acompanhou as aventuras do Tom Sawyer, agora enfrenta as suas próprias aventuras e problemas sozinho, bem sozinho não, ele e o Jim, um negro e escravo que ele ajuda a escapar. Os dois viajam de jangada Misissipi abaixo procurando um estado livre da escravidão. O que eu não daria para sentar à luz da lua ouvindo histórias e fumando um cigarro com o Huck.
Por último cito a clássica Odisséia do clássico Homero. Realmente antes de ler esse livro já o considerava chato, na época a lógica “coisas velhas são chatas” fazia todo o sentindo. Depois de lê-lo muitas coisas se encaixaram e o Odisseu ou Ulisses passou a ser uma figura tão esperta e vivaz que eu queria mesmo era ser ele. No fim da guerra (que é narrada na Ilíada) Ulisses quer voltar para casa, mas as intempéries o impedem e ele se mete em muitos problemas, e essa viagem de volta para casa acaba se enriquecendo mais e mais e a vontade de voltar para os seus e poder contá-la nos inflama também, ficamos quase tão ansiosos para voltar para casa quanto o Ulisses. Este é um livro que todos deveriam ler, definitivamente.
Bom, minha lista está pronta e quem sabe ela o faça subir naquela escada e abrir um destes empoeirados livros!
Até semana que vem.

6 comentários:

Gabi disse...

hahaha, vcs adoram listinhas né? Eu li só o dom quixote e faz muito tempo... vou ver se acabou lendo algum desses

Unknown disse...

Listinhas Marcianas? o nome é muuuito bom hahahahaa
a lista é foda palmas eternas para Odisséia

Marci Kühn disse...

Odisséia é um puta livro, uma pena que não é mais famoso do que clássico, rs.
Beijão companheirorss

Quintanilha F R disse...

taí ... gostei
aproveito pra felicitar a todos
volto pra Twain

beijos, Marci

Ego tripping disse...

Hahaha, obrigada fla... twain merece seu retorno, rs...
beijocas

Naná de Freitas disse...

Nossa, Listinhas Marcianas... Espetácular, Má!!! haahhaa Adorei o nome!. Fiquei morrendo de vontade de ler a história do Huck!!! Twain é muito bom! Besos!!