segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Entrevista: Sandra Pio (Pintora)

(Virginia - Sandra Pio)


Por Marci Kühn

Esta semana estamos fazendo seguidinhas de entrevistas e matérias com os nossos queridos participantes da nossa expo/balada. Essa vez falamos com Sandra Pio. Seu trabalho é de uma sensibilidade e força imensa. Sim, ela consegue mesclá-los muito bem. Ela conta para o Ego Tripping sua história, sua visão artística e suas preferências.

Iniciando seus estudos ao entrar num curso de formação de professores, Sandra teve acesso a temas ligados a filosofia e sociologia. "Nesta época estruturei a visão de mundo que expresso em meus trabalhos.", diz Pio. Estou então por um tempo Artes Visuais na Belas Artes e foi aí que estabeleceu um contato mais profundo com o que ela chama de grandes mestres da pintura clássica e moderna, "compreendi melhor a produção artística contemporânea"

Em 2008 se formou em design gráfico pela escola Carlos de Campos e pretende no ano que vem concluir seu curso de Artes visuais.

Pio diz que começou a pintar ao rabiscar papéis em busca de expressão, "Conforme fui explorando o meu traço, senti necessidade de experimentar cores e materiais diferentes. Nos traços e nas cores encontrei ferramentas e sensações particulares, formas de descrever meu olhar diante do mundo."

Sandra diz que sempre teve muita vontade de se expressar, transcrever o mundo exterior partindo do mundo que existe dentro de si. "Comecei desenhando com caneta, depois fui explorando outros materiais, nanquim, canetões, tinta de parede, tinta acrílica, desenhos com grampos, giz, ferramentas digitais. Enfim, sempre busquei a expressão através de técnicas, movimentos, pinceladas.".

Nâo pense que ela para por ai, Sandra se acha muito curiosa e acha que tem muito a aprender em seu trabalho, aprender com o mundo para acrescentar em sua arte. "Penso que estou em um eterno processo de construção", diz Sandra.
Mas suas influencias mais importantes são filmes, quadros expressionistas e surrealistas, literatura marginal, além da linguagem dos quadrinhos, algo que está presente em seus trabalhos.

Falando se repercussão, de mercado e a arte brasileira, Sandra diz que historicamente o Brasil é marcado por uma expressão artística de repercussão internacional, desde a literatura do séc. XIX até o grafite de hoje, no entanto, o incentivo às artes nunca acompanhou o ritmo de sua produção. "Atualmente vemos surgir inúmeras bolsas de fomento a criação e exposição de artes – tanto públicas quanto privadas - que facilitam o ingresso dos novos artistas no mercado. Além disso, há vários sites de relacionamento favorecendo o intercâmbio de experiências e contribuindo para a diversidade de olhares.", diz Sandra.

Quanto ao design aqui na terrinha ela diz que a produção é muito criativa e acha que o Brasil não fica atrás em relação ao design " o Brasil acompanha países que se destacam no setor devido à qualidade de nossos profissionais". Ela também acha que é um mercado crescente que necessita cada vez mais de profissionais qualificados.

Falamos também de planos futuros e o futuro de sua carreira como artista. Sandra acha que é importante estar sempre em contato com a arte e os artistas. "fazê-la é algo que me completa." Ela diz que atualmente está envolvida com trabalhos de arte na rua, duas histórias em quadrinhos e desenvolvendo projetos para participação em salões de Arte. "Pretendo continuar estudando e me aprimorando como artista."

Para saber mais confira:

8 comentários:

Arthur disse...

os ideais de Sandra parecem muito interessantes, mas nao conheço seu trabalho, sabado conhecerei, muito bom

Ò.ó Douglas ò.Ó disse...

Eu ja vi pessoalmente os trabalhos dela. Gosto muito deles, são muito expressivos bem trabalhadose de uma beleza única. Ela faz um bom trabalho e é uma ótima pessoa também.

Fernanda disse...

Além de um doce, ´pe uma grande artistas, gostei dos ideais!

Caio disse...

uauuu que legal, essas entrevistas estão super legais..parabens

Camila disse...

Dei uma conferida no flickr da artista.Lindos trabalhos!Sábado vou ver pessoalmente!!!!!!

Tiago disse...

Eu fui! Eu vi! Encantador! Parabéns!

Érica disse...

Queria ter ido!:(
Muito legal! Amei a artista!
Parabéns!

Priscila disse...

=)Adorei a exposição!