quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Coluna Semanal: Listinhas Marcianas



Sem cuprir a promessa do título, aqui estou mais uma vez.
Esta semana a lista será sobre livros que tem passagens em jardins. Os jardins são verdes, belos, harmoniosos, secretos e dão uma sensação de felicidade, contentamento e calma. Deixando as paixões da alma de lado, vamos aos colocados.
Cito em primeiro lugar"as Ondas" de Woolf, o livro não é sobre jardins, tampouco sobre mar, mas exisre uma cena tão bela no começo do livro, em que os seis personagens brincam que dá água na boca.
Em segundíssimo lugar uma amiga da Virginia Woolf, a Katherine Mansfield com o intraduzível "Bliss" ou Felicidade. Na verdade é só um conto, mas intitula o livro, que aliás tem uma tradução bela do Erico Verissímo. A história é de uma festa em casa e passagens pelo jardim e outras no livro são festa de jardim e chapeus azuis e grandes, um livro adorável e uma contista importante para a literatura.
Terceiro No caminho de Swann, do afamado Marcel Proust não são jardins propriamente ditos, mas paisagens jardinescas e floridas dos dois lados. Se não leu está atrasado na leitura de um clássico supremo.
Quarto lugar fica o Jardim dos Fizzi Contini que teve uma adaptação no cinema pelo De Sica, que realmente vale a pena ver.
Em quinto e último lugar fico com o Desonra do J. M. Coetzee. Neste livro a filha do professor acusado de assédio sexual tem uma fazenda de flores. Não é um livro belo, ele é duro e dolorido e nos dá a sensação de perda no mundo.

Espero que leiam alguns dos livros acima, todos são muito bons.
Até a próxima.


Por Marci Kühn

3 comentários:

Claire Huche disse...

Gente... eu A-D-O-R0O katherine Mansfield...ja li vários livros dela...o meu preferido é "numa pensão alemã".....adorei a lista!
beijos

Rita Alves disse...

Bela Lista!
Com destaque, na minha opinião, para No Caminho de Swann!

Pedro Berro disse...

Gosto bastante...do blog...
Parabéns