terça-feira, 3 de novembro de 2009

Entrevista: Matheus Machado (Pintor)




Fizemos um bate papo com o artista super querido na nossa festa, Matheus Machado, ou o Mats. Falamos sobre suas referências e descobrimos que ele gosta do natural a arte digital, e particularmente da arte naify e trabalho na rua, ele disse "trabalho bastante cores e formas, gosto de colocar meus trabalhos na rua, entao a rua e o que acontece nela, nao deixam de ser uma grandes referencias. A vida em si é uma referencia.".
O artistas que admira na arte são varios, ele gosta muito dos trabalhos dos gêmeos, herbert baglione, boleta, highraff, speto, t.freak,bruno 9li, beatriz milhazes, manabu mabe,volpi, matisse, dentre outros...uff, grande lista. Como provocação perguntamos sobre ódios artítiscos, e ele respondeu "Odios artisticos? Talvez esse clima de competiçao que as vezes sentimos por alguns escritores de graffiti, rotulos, nao acho isso legal, alias tem lugar pra todo mundo se expressar."
Quanto as suas idéias sobre o grafitti no Brasil, ele disse que anda em um ritmo muito bom, além do mais o graffiti esta em todos os lugares, e que tem crescido muito nesses últimos anos como movimento artistico, tanto em escritores quanto no nivel dos trabalhos. "Tem bastante gente boa no meio."
Ainda nos falou que o Brasil tem a street arte mais criativa do mundo. "talvez pelo fato de ser um país com muitas misturas de raças, aqui o pessoal se vira com o que tem, usamos muito bem o improviso como suporte, um bom exemplo disso é o uso do latex e do rolinho, em que outro lugar do mundo é usado isso? Aqui o pessoal se vira com o que tem, nao tem spray vai de rolinho, nao tem rolinho vai de pincel, nao tem pincel vai com o dedo mesmo."

Perguntei também sobre a origem da sua habilidade e como ela se deu, ele nos disse que sempre gostou de desenhar, desde de pequeno costumava rabiscar as paredes da sala de sua casa, na escola passava a maior parte do tempo desenhando "sou viciado em imagens, to sempre observando algo. Comecei com a pixação por volta de 2001/2002, mas queria algo mais, precisa passar algo mais pra parede. Entao em 2003 comecei a grafitar, nao tinha muita informação, entao foi meio que na raça mesmo, tive que aprender tecnicas e etc sozinho,mas com o tempo e atraves de muito estudo vem a evolução, e se faz com verdade fica mais facil." E hoje estuda artes plasticas, mas dentro do graffiti sua formação vem da rua mesmo. "la aprendi tudo que sei."
E as inspirações? "São varios os fatores que me inspiram, meu trabalho tem um movimento bem alegre, entao consequentemente o que mais me inspiram sao as coisas alegres, a humildade de um senhor sentado no banco da praça, o elogio da mulher que me ver pintar uma parede, o sorriso de uma criança. O fato de estar vivo ja é mais que inspirador."
Falando do futuro, ele disse que procura não criar expectativas e viver mais o presente. "gostaria muito de conseguir viver das minhas pinturas, seja la qual for a area, mas com muita cautela, valorizando e respeitando ao maximo o meu trabalho e nunca se esquecendo de onde ele veio."
Matheus não deixou de falar sobre a festa Ego Tripping e suas conclusões. "O conteudo da festa é perfeito, amo musica, precisamos da musica, a musica é o que nos move. Produzi quase tudo que fiz pra expo com os fones nos ouvidos. Sou fã de fotografia faz um bom tempo, é apaixonante essa arte de poder congelar o tempo e guarda-lo pra sempre, as vezes ate me arrisco, mas nada muito serio. E a literatura é o que nos faz viajar sem sair do lugar."

É isso aí gente, quem quiser ver melhor os trabalhos do garoto é só entrar em seu flickr:
http://www.flickr.com/photos/mundo_doce


5 comentários:

Fabíola disse...

gosto bastante de grafitti, e esse cara é bom, até agora gostei da maioria dos seus trampos...
falow

Edson disse...

Belos trabalhos, parabéns.

Marci Kühn disse...

O cara é foda....

GOMA disse...

eae Bl!!
curti o blog, bacana as materias,,
quando sera a proxima festa???
se puderem me avisar....

nanquinbeat@yahoo.com.br

abraço!

Ego Tripping disse...

Lógico que avisamos...
a próxima será dia22 de novembro..
nodomingo
abraços