quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Coluna Semanal: Listinhas Marcianas


por Marci Kühn


Depois de um hiato de uma semana, eis-me aqui novamente.
Quero começar dizendo que esta listinha da semana será sobre o afamado, o maligno, l'amour!
O tema desta semana se entitula "Os melhores romances".
Em primeiro lugar está o Auto de Fé do Canetti. É lógico que existe um amor alí, um amor quase devastador e não é com a moça da saia, mas de Kien com seus livros. Um caso tão poderoso que em um episodio ele se esconde em uma livraria para passar as noites com seus livros e até os leva para passear em uma pasta. Ele faz loucuras para salvá-los do fogo entre outras coisas.
Não dá para deixar de lado O Retrato de Dorian Gray de Wilde, um homem que se ama tanto que dispensa sua alma para se preservar lindo como um quadro. Isso que é se amar. Outro amor que me recordo é o de dona Bibiana e o Capitão Rodrigo. Em Santa fé, no livro de Erico Verissímo o Continete, um forasteiro com um jeito estranho para os moradores se apaixona por Bibiana. Acabam ficando juntos, mas a um preço que só uma mulher que ama muito aguentaria e mesmo depois de morto Bibiana vê em seu filho e neto a figura de seu tão amado capitão. Não posso esqueçer do amor de Maga e Oliveira em o Jogo da Amarelinha de Julio Cortazar. Ele a ama tanto que dá graças que o filho dela Rocamandour morre e podem ficar a sós, ama-a tanto que quando está de volta em seu país de origem vê seu rosto em todos os cantos. Ama-a tanto que a depreza. Amor, quem entende disso?
O protagostista de Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios de Marçal Aquino entende, pois aceita viver numa cidade horrível no norte do Brasil e aceita todas as fases de sua amada e até o fato de ser casada. Aceita ser espancado e também aceita que ela morra.
É isso pessoal, o amor é tragico, só que é mais trágico é viver sem ele.
Até a próxima semana!


3 comentários:

fernanda disse...

viver sem amor é impossível querida

Estefânio Maranhão disse...

Não gostei dessa lista. Mas eu sou muito chato mesmo! rs

Isa disse...

Gostei que vc não foi óbvia de escolher romances clássicos tipo: Romeu e Julieta, Tristão e Isolda.... boa lista...vou procurar o tal do Auto de Fé!