sábado, 15 de agosto de 2009

Entrevista: Homiepie (Banda)


Por Lucas de Almeida

Nerd? Indie? Twee? Seja o que for, o Homiepie é certamente divertido, seja de escutar, ver ao vivo ou conversar. Mas a diversão é só o começo, já que por trás dela se escondem músicas trabalhadas e com uma estética inovadora que junta elementos diversos da música independente contemporânea. Conversamos um pouco com Flávio Seixlack (voz, guitarra, teclado) sobre as origens da banda e de seus sons.

Conte-nos um pouco sobre a origem da banda e também de onde veio aidéia para o nome.
A ideia para a banda surgiu muitos anos atrás. Eu sempre queria fazer músicas com o Denem, mas a gente sempre enrolava. Eu criava coisas no violão, mas esquecia. Então no meio do ano passado decidi comprar um controlador de midi e um microfone, para me obrigar a criar as músicas e já gravá-las. Foi o que fizemos. Gravamos tudo e o nome da banda e todo o resto veio depois. Queríamos um nome que tivesse alguma ligação com o hip hop (gênero que apreciamos muito) e esbarramos com a palavra "homiepie" pela internet. Além de significar um afro-americano que tem cheiro de torta (?) é também um jeito carinhoso de chamar aquele amigo do bairro que cresceu com você.

Como que é o processo de criação das músicas? Qual é a ética de trabalho da banda?
Eu tenho dificuldade em compor com outras pessoas, infelizmente. É uma coisa que quero mudar, porque eu costumo fazer quase tudo sozinho. Foi assim nos dois EPs. Fazia o corpo da música e a letra. E depois o Denem me ajudava a finalizar a música, com ideias de guitarras e outras coisas, e às vezes com letras. O que eu crio nos teclados depois eu passo pra Bruna, que fica treinando por um tempo até nos juntarmos depois em um estúdio para tocar as músicas. É um pouco bizarro como funcionamos, se você parar pra pensar. Normalmente as bandas ensaiam e vão criando as músicas, mas nós criamos as músicas, gravamos e depois vamos nos reunir os três para ensaiá-las.

Existe alguma preocupação estética pré-definida, ou a estética final éum produto natural do processo de criação?
Não. Nunca nos preocupamos com algum tipo de estética pré-definida e nem tentamos nos limitar dessa forma. A gente deixa fluir, sempre compondo livremente, sem pensar muito. O resultado final é, sem dúvida, um produto natural do processo todo. Mas isso não quer dizer que não nos preocupamos com a estética final. Nos preocupamos sim, e muito.
Para vocês, qual é a relação que a música tem com a arte e vice-versa?
Acho que a relação é muito forte, e muitas vezes não consigo imaginar uma coisa existindo sem a outra. A música fortalece a arte e vice-versa. Gostamos de fazer a capa de nossos EPs, pôsteres, cartazes de show e por aí vai. Sempre que possível estamos envolvidos nesse processo, preocupados para que, esteticamente falando, tudo esteja de acordo com o som do Homiepie.
Além de fazer música, o que vocês fazem para se divertir? Qual é orolê que unifica todos da banda, se é que existe um só?
A gente gosta muito de sair pra comer, principalmente em restaurantes japoneses. Também gostamos de ficar em casa falando besteira, vendo programas toscos na TV ou fazendo maratonas de Mario Kart ou qualquer outro jogo. Não somos baladeiros, então sempre preferimos algo mais sossegado, na casa de alguém.

4 comentários:

Mateus disse...

viva hoje é dia viva os Homies

Fernanda disse...

adorei o show dos caras. vale a pena ver denovo!

Gabriel disse...

Curti muito o show....foi foda...quero o novo ep!!!!!

Big Pie disse...

Show loco.....